4 mudanças simples para ter mais motivação nos treinos

Você não sabe exatamente o que está te desmotivando na hora de treinar? 🤔

Quando tentamos treinar e não nos sentimos motivados, podemos tentar fazer algumas mudanças para deixar os treinos mais agradáveis. Se praticar exercícios está nos seus objetivos e não praticar te deixa mal, podemos pensar em algumas alternativas!

  1. Coloque uma música → Ouvir uma música que você goste muito ou um podcast interessante traz uma sensação de prazer maior durante o treino. Dica extra: crie uma playlist com as suas músicas mais animadas.
  2. Treine acompanhado → Ter companhia durante o treino cria uma sensação de compromisso e de apoio para os momentos mais difíceis. Dica extra: chame um amigo para treinar com você, mesmo que seja por vídeo chamada.
  3. Mude de horário → As vezes nos sentimos desmotivados para treinar em certos horários do dia, mas você pode encontrar um horário melhor. Dica extra: teste um novo horário de treino para ver se você se identifica mais.
  4. Teste uma nova modalidade → Procurar uma nova modalidade que você se identifique mais trará mais prazer durante a prática. Dica extra: procure uma aula teste de uma nova modalidade.

Essas são algumas alternativas que você pode tentar, mas sempre pense o que está te impedindo de treinar e o que você pode mudar para conseguir treinar.

Às vezes você vai precisar tentar mais de uma estratégia, mas o importante é seguir tentando mesmo quando falhar!

Me conte aqui se você teve que criar uma estratégia para seguir treinando 💬

Sua mente também precisa de treino. Fortaleça-a.

Sobre mim

Sou Lívia Corrales, psicóloga clínica e do esporte, com formação pela Universidade Federal de São Paulo e pós-graduação em Psicologia do Exercício e do Esporte pela Universidade Federal de São Carlos. Trabalho com foco na saúde mental e no desempenho de atletas, oferecendo atendimentos online. Desde sempre, estive envolvida com o esporte e a atividade física, o que me levou a escolher essa profissão. Acredito na importância do preparo mental para o desempenho atlético e, em meu trabalho, busco ajudar os esportistas a integrar mente e corpo para alcançar um equilíbrio saudável e melhor performance.

A psicologia do esporte, aliada à terapia cognitivo-comportamental, é o treino mental que fortalece seu foco, resiliência e desempenho para superar limites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você estiver em crise, com ideação ou planejamento suicida, ligue para o Centro de Valorização da Vida – CVV (188). Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Se houver risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

© Lívia Corrales – 2025. Todos os direitos reservados.